sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Les Halles

No coração do 1er arrondissement e bem próximo ao Quartier Montorgueil, esta área é assim chamada por conta do enorme mercado atacadista que lá funcionava, uma espécie de CEASA, que não me matem os puristas de Paris.

Quando o mercado, muito degradado foi demolido em 1971, a intenção era substituí-lo por um moderno centro comercial subterrâneo, que é até hoje conhecido como o Forum des Halles, desde a sua inauguração, em 1979.

O Forum des Halles tem sua área central ao ar livre, abaixo do nível da rua, como um jardim submerso onde há esculturas, fontes e mosaicos, um shopping center completo, dois complexos de cinema e até uma filial do Musée Grévin.

Abaixo disso tudo encontramos a imensa estação Châtelet-Les-Halles, que funciona como uma central de distribuição das linhas do metrô e do RER - o buraco criado para as obras era tão profundo que ficou conhecido como "as entranhas de Paris".

Hoje em dia a área voltou a ser degradada e já há trabalhos de revitalização, com novas estruturas e jardins e vias para que seus muito assaltos e pontos de distribuição de drogas pesadas sejam eliminados – razões pelas quais não se recomenda ir lá desacompanhado ou à noite.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.