quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Le Palais Royal

Embora o Palais Royal, no 1er arrondissement de Paris, tenha esse nome, ele nunca foi um palácio real: foi construído a mando do Cardeal Richelieu em 1624 e era chamado, nesta época, de Palais Cardinal, e ao morrer, deixou-o para a Coroa Francesa.

E somente a partir de 1643, depois da morte de Louis XIII, quando abrigou a Rainha-Mãe Ana da Áustria, o Cardeal Mazarin e o jovem Louis XIV que passou a ser chamado de Palais Royal.

Em 1871, o palácio foi destruído e seria restaurado dois anos depois para receber o Conselho de Estado, que lá está instalado desde então e, hoje em dia, além do Conselho de Estado, o Palais Royal acolhe o Tribunal Constitucional e o Ministério da Cultura.

Seus jardins são de beleza rara e lá encontramos o histórico restaurante "Le Grand Vefour" e ainda a Comédie-Française, a companhia de teatro estatal, que desde 1799, sob o reinado de Napoleão I, lá mantém a Salle Richelieu em funcionamento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.