sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

As ilhas de Paris - Cité e Saint-Louis

Paris já teve muitas ilhas que, ao passar dos séculos foram ligadas à terra firme ou mesmo se unindo e hoje só há duas, bem ao centro da cidade: a Île de la Cité e a Île Saint-Louis – sem contar a artificial Île aux Cygnes.

Mais à esquerda está a Île de la Cité, local de origem de Paris e onde encontramos a Conciergerie, o Palais de Justice, a Préfecture de Police, a Sainte Chapelle, a cripta de Lutece, o Hôtel-Dieu e a Catedral de Notre Dame de Paris e ainda poucas residências e comércios.

Já na Île de Saint Louis, batizada assim em homenagem ao Rei Louis IX (depois canonizado sob o nome de Saint Louis). foi formada pela união de duas ilhotas: a Île Notre-Dame e a Île aux Vaches, que era inteiramente voltada para a criação de gados e armazenagem de madeira e poucas pessoas se dão conta de que a Île de Saint Louis, que até hoje é essencialmente de uso residencial e com pouquíssimo comércio local, foi um dos primeiros exemplos da França de planejamento urbano.

Ela foi inteiramente planejada e construída, de uma extremidade à outra, no Século XVII durante os Henri IV e Louis XIII, formando um verdadeiro oásis de paz e tranquilidade no movimentado centro de Paris, com apenas uma rua central e poucas ruas ao longo e nenhuma estação de metrô.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.