segunda-feira, 18 de junho de 2012

Os 15 anos da Colette, de Paris

Fundada em 1997, a Colette é reconhecida por ser uma descobridora de novos talentos e de novas tendências: uma verdadeira antena fashion do mundo que apresenta em avant-première as últimas tendências em moda, design, arte, música etc.

Localizada no 213 da Rue Saint-Honoré, no 1er arrondissement, a loja é grande em termos de Paris, são 700m2 divididos em três pavimentos onde encontramos um terraço, objetos de design, livros e galeria de arte, um “water-bar”, uma “beauty-shop” com produtos especiais, novidades “high-tech”, selos de músicas independentes e a compilações “da casa” e, é claro, muitas peças de criadores de vanguarda e ainda coleções "capsules" (compostas por poucas peças em série limitada) de costureiros.

Os clientes da Colette são tão variados quanto os torcedores do Flamengo: os clientes fiéis são parisienses mas uma vez dentro da loja percebe-se que há clientes do mundo inteiro para lá fazer suas compras ou descobrir uma exposição como a do fotógrafo sul-africano e criado na Inglaterra Koto Bolofo, que fica em cartaz até o dia 21 de julho.

A boutique – ou “concept store”, como é chamada por sua criadora – emprega mais de uma centena de pessoas que são geridas pela própria Colette em companhia de sua filha Sarah que cuida da direção artística que, apesar de super discretas, são ávidas de novidades, exigentes e muito presentes.

Segundo elas não há uma regra para a escolha dos produtos que colocam à venda, é sempre instintivo e mesmo sem a pretensão de encontrar coisas exclusivas, bastando “saber sentí-las e associá-las à marca”. No entanto a Colete mantem algumas linhas às quais é fiel, como as coleções de tênis, de tee-shirts de artistas e ainda à sua regra de ouro: a qualidade da fabricação.

As vitrines e os produtos expostos no interior da loja são trocados todos os domingos por uma equipe orientada por mãe e filha que dão mais do que uma vista de olhos: Supervisionam tudo nos mínimos detalhes para deixar tudo de acordo com o famoso “ponto de vista Colette”.

Apesar do sucesso de sua marca e das excelentes vendas de suas "pop-up stores" em Tokyo ou New York, Colette diz que abrir uma loja fora de Paris, nem pensar – afinal 15 anos é a fase da adolescência e adolescentes precisam ser cuidadas de perto.












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