segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cannes Lions 2012 - dia 02







Global Brands X Global Celebrities: Qual é o melhor vendedor?

Este foi o tema da aprsentação da SapientNitro, que touxe para debatê-lo Omar Epps, Ator, Presidente da BrooklynWorks Films e Vice-Presidente da Entertainment BeeYoo de New York; Darren McColl, Vice-Presidente de Global Brand Strategy & Marketing da SapientNitro e ainda
Freddie Laker, Vice-Presidente de Global Marketing Strategy da SapientNitro.

O ponto central aqui foi que, como a globalização e digitalização continuarão a quebrar barreiras entre culturas e distâncias geograficas, as marcas globais estão experimentando uma ascensão ultra-rápida e isso também têm acontecido com as celebridades e por isso a pergunta: qual é o melhor vendedor?

Para muitos as marcas que se valem de celebridades globais para alavancar suas vendas são fruto de um marketing “preguiçoso”, mas ao mesmo tempo essas celebridades não têm nada de preguiçosos, muito pelo contrário, estão sempre a postos para melhor vender seus parceiros, operando em áreas como a paixão dos consumidores, alavancando ferozmente o lado social da marca.

O que a SapientNitro fez foi explorar as diferenças trazidas pela pergunta para encontrar novas maneiras de alcançar os consumidores, construir marcas, e impulsionar as vendas e, como sempre, não há resposta definitiva, ao contrário, saí cheio de dúvidas.

Como anda o Brasil, com a divulgação dos primeiros resultados

Em 2011 fechamos o primeiro dia de resultados com 10 Leões nas três primeiras categorias: “PR”, que avalia relações públicas, “Direct”, que avalia marketing direto e “Promo & Activation”, que avalia “cases”.

E este ano chegamos a 13 Leões apesar de, em marketing direto (“Direct”) ficarmos com um Leão – e justo um Ouro – a menos do que em 2011, somando 5 Leões assim distribuídos: 1 Prata para a Ogilvy, 3 Bronzes para a DM9DDB e ainda 1 Bronze para a Age Isobar.

Por outro lado, este ano em “Promo” foi o melhor desempenho do Brasil na história desta área, instituída pelo festival em 2006 e também a primeira vez que o País conquistou Ouro, aliás foram dois Ouros para a Ogilvy e ainda tivemos dois de Prata para a F/Nazca S&S e quatro Bronzes, sendo 1 para a Ogilvy, 2 para a DM9DDB e 1 para a Age.

Em relações públicas (ou “PR”), ao contrário dos dois Leões de 2011 (um Ouro para o clipe 'Skankplay', da banda Skank e um Prata para a FSB Comunicações, sendo o cliente, Governo do Estado do Rio de Janeiro), não levamos nada para casa apesar de contarmos com 3 finalistas no shortlist de 2012: Artplan para o Rock in Rio, JWT com Drink Timesheet, para a própria agência e ainda Donate your Fame, da Ogilvy para o Graacc.

Shortlists de hoje

Apesar do resultado positivo das três categorias acima, a divulgação dos shorlists de Press, Outdoor, Media e Mobile deixou novamente o Brasil em grande ansiedade: isso porque temos, respectivamente, 31, 91, 19 e 5 finalistas entre os concorrentes.

Já na categoria Creative Effectiveness os EUA lideram e não há brasileiros entre os finalistas.

Os resultados finais destas categorias sairão amanhã, terça-feira, dia 19/06.

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