terça-feira, 26 de junho de 2012

Meteoritos que caíram perto de Paris são expostos

Na noite de 11 de outubro do ano passado estava dirigindo pela Autoroute A1 voltando de uma semana de trabalho em Amsterdam.

Por volta das 22h30 e já a cerca de 80 km de Paris – na altura da pequena cidade de Draveil, no Departamento de Essonne – vi o que parecia um grande objeto se desintegrar nos céus e fiquei bem preocupado porque estávamos relativamente perto dos três maiores aeroportos da região, Charles de Gaulle, Orly e Le Bourget.

Até chegar em casa aquilo não saía da cabeça e, na manhã seguinte, fui procurar saber o que havia acontecido e assim foi como descobri que uma chuva de meteoritos tinha caído: um deles, com peso de 88gr e tamanho aproximado de um ovo de galinha, caiu em uma casa e furou seu teto sem deixar feridos.

Os fragmentos recuperados mostram que têm cerca de 4,57 bilhões de anos e que vieram do cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter – o que os torna raríssimos – e agora, quase um ano depois, diversos destes meteoritos estão expostos no Muséum d’Histoire Naturelle de Paris – um deles pesando 5,2 kg.

Vale a pena a visita, afinal o museu é sensacional e lá encontramos o Jardin des Plantes, o Ménagerie des Animaux (zoo), a Grande Galerie de l’Evolution e ainda as Galeries de Paléontologie e Anatomie Comparée e ade Minéralogie e Géologie.

O museu fica no 57 da Rue Cuvier, no 5ème arrondissement.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.