quarta-feira, 6 de junho de 2012

Em Paris nem tudo é glamour

Muitos turistas vêm para a capital francesa achando que estão livres dos dissabores da violência cotidiana no Brasil e essa esperança passa longe da verdade. É claro que os índices de criminalidade estão longe dos números apresentados em São Paulo ou no Rio de Janeiro, mas há sim violência.

Por exemplo ontem, dia 5 de junho, um ladrão levou três colares de ouro e diamantes avaliados em US$ 200 mil pertencentes ao cantor Axl Rose, vocalista do grupo Guns N''Roses. O roubo aconteceu no camarim do Palais Omnisports de Bercy, no 12ème arrondissement, no momento em que o cantor se apresentava no palco com a banda.

Mas os casos mais comuns são de furtos de carteiras, com documentos, dinheiro e cartões, dentro de lojas, monumentos, metrô ou ônibus: em quase três anos aqui, mais de 15 pessoas que conheço já foram vítimas destes gatunos, aqui conhecidos como "pick-pockets".

Há também casos de brigas entre gangues, arrastões em estações de metrô em bairros distantes e na periferia, alguns casos de assassinatos por arma branca e até caixas eletrônicos explodidos e assaltos a carros fortes com armamento pesado.

Uma pena, seja no Rio, São Paulo, aqui ou em qualquer outro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.