quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Chamonix, o eterno charme do Mont Blanc

No início do ano fomos - a convite de um primo - passar cinco dias em Chamonix-Mont-Blanc, mais comumente chamada por Chamonix.

No Departamento da Haute-Savoie, na Região Rhône-Alpes, Chamonix chama a atenção por duas coisas: tem menos de 10 mil habitantes, sendo a 865ª cidade do país em população, mas ao mesmo tempo possui cerca de 245km2, o que a torna a 4ª maior cidade – em área – da França.

Enquanto este primo, um sobrinho e minha mulher esquiavam ou faziam snow-board, meu filho e os cães descansavam, eu trabalhava um pouco e passeava quando podia em sua companhia.

Dois passeios foram incríveis: a subida ao topo do Aiguille du Midi, de teleférico e a ida ao Mer de Glace, pelo “Train du Montenvers”.

O Aiguille du Midi – que significa Agulha do Meio-dia – é uma montanha situada no Maciço do Mont Blanc, com 3842 metros é a mais alta das “agulhas” de Chamonix e sobre o seu pico há uma torre com antenas de telecomunicações.

Já o Mer de Glace (ou Mar de Gelo) é um glaciar também localizado nas encostas do maciço do Mont Blanc, com cerca de 5,6 km de comprimento e 200 metros de profundidade, tem uma área aproximada de 40 km² e é o segundo maior glaciar dos Alpes, com origem aos 3900m de altitude, descendo até 1400m.

Foi tão bom estarmos todos juntos que decidimos ontem que vamos repetir no início do ano que vem.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.