terça-feira, 9 de agosto de 2011

Paris para crianças


Como vocês sabem, morei aqui ao final dos anos 70 e, em muitos restaurantes e hotéis cachorros eram admitidos e crianças, não.

Era uma coisa muito curiosa: se encontrava senhoras com seus pequenos cães no colo ou aos pés em restaurantes, motoristas de táxi com seus melhores amigos sentados ao banco do carona, senhores em padarias, supermercados e até nas cabinas dos aviões.

Mas de qualquer forma, Paris para mim e os meus 13 anos foi uma descoberta maravilhosa: o meu primeiro comunista, o metrô, a segurança de passear o cachorro (é, nós também tínhamos um) de noite, os serviços públicos diferentes.

Mas para criança mesmo eu me lembro do Palais de La Découverte, que é uma espécie de museu das ciências, criado em 1937; do Musée Grévin, de cera; do Musée de l’Armée, que fica no Hôtel des Invalides e que apresenta, além da história das armas e do Exército Francês em suas várias campanhas, o Tombeau (túmulo) de Napoléon, dentro da Eglise du Dôme (Igreja da Cúpula) e também o Musée des Plans-Reliefs – este me lembro como ontem: são maquetes em alto-relevo, que os engenheiros militares produziam a fim de representar suas fortificações, fortalezas, territórios ou ainda o cerco contra uma cidade.

É claro que haviam programas que tanto adultos, quanto crianças gostariam de igual forma: subir na Torre Eiffel, no Arco do Triunfo e na Tour Montparnasse (La Grande Arche, na Defense e o Beaubourg ainda não estavam inaugurados – nossa!), visitar a parte de Egito e Antiguidade no Louvre; o Musée de Cluny, com suas coleções e vitrais da Idade Média e ainda as ruínas das termas romanas em seu subsolo que remontam à fundação de Lutèce, em 58DC.

Mas fora isso, não havia mais nada que pudesse realmente agradar uma criança, o que na minha percepção de então era reforçada por um coro de pessoas mais velhas que diziam que Paris não era para criança.

Muito tempo se passou entre 1978, minha primeira estada em Paris, até 2004, quando resolvi trazer o João Manoel, meu filho, então com 12 anos, para sua primeira visita à Paris e, mesmo tendo voltado mais de vinte de vezes neste período, confesso que nunca havia pensado em Paris como destino de crianças.

Porém, decidido a trazer o JM, comecei a pesquisar o fazer com ele nestas banda além do básico de 1978 que, naturalmente continuava o básico de 2004, mas o que mais fazer era a dúvida em minha cabeça.

O que fazer? O que fazer? O que fazer?

Depois de um tempo, descobri (aliás, lembrei) que Paris é uma festa para as crianças também!

La Grande Arche e o Centre Georges Pompidou já inaugurados (há muito, aliás), o Musée de L’Air et de l'Espace, no Aeroporto de Le Bourget; a Disneyland Paris; o Parc Asterix; o Musée de L’Homme (a história da humanidade, mas hoje em reforma); o Musée de La Marine; a Toys R’ Us; o Musée d’Histoire Naturelle, com o Jardim Botânico e o Jardim Zoológico e o CinéAqua, que é o aquário do Trocadéro.

Mas nada comparado a La Villette, com seções como La Geode, onde passam filmes de 360°; o Musée de la Musique, com mais de 4.500 instrumentos musicais; o L’Argonautte, que é o primeiro submarino nuclear francês, dos anos 50 e a incrível Cité des Sciences, que conta com cinco andares de pura sofisticação, onde os visitantes podem mexer em quase tudo, experimentando, tocando e jogando neste enorme espaço que envolve tecnologia, sons e informática.

Tem ainda um planetário que nos faz viajar pelas estrelas, uma Estação Espacial e uma enorme exposição de foguetes, um avião de caça Mirage equipado com uma bomba atômica! e a seção Explora, que é uma exposição que se vale dos mais modernos efeitos e recursos de multimídia, onde se aprende com luz, espaço e som e onde é possível testar ilusões de ótica, ver como nasce uma montanha, ver como são feitos os efeitos especiais nos filmes, enfim, La Villette é um mundo de descobertas.

Faça como eu: traga seus filhos. Eles vão adorar.
La Géode e o submarino L'Argonaute, na Cité des Sciences 
La Géode, em perspectiva
Pavilhão da Cité des Sciences
Église des Invalides

Túmulo de Napoleão, nos Invalides

Cavaleiro e armadura, Musée de l'Armée


Armaduras, Musée de l'Armée

Uniformes do Exército Francês, sob Napoleão
Palais de la Decouverte

Palais de la Decouverte

Musées de la Marine e de l''Homme, no Palais de Chaillot
Musée de la Marine

Musée de la Marine

Musée de L’Air et de l'Espace

Musée de L’Air et de l'Espace

4 comentários:

  1. Pedro,
    Vale lembrar que na La Vilette, tem agora também a Cité des Enfants !!! Para um publico mais "jovem" por assim dizer... Levei uns clientes outro dia la e adoraram.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno, é bom saber que a Exact Paris está antenada em programas para crianças também. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Estivemos no final de abril em Paris com nossos filhos de 5 e 8 anos, eles amaram a Cite des Enfants, a Torre, o Louvre, Monmartre, Boubou, etc.. O ponto alto foi O Jardin d'Acclimatation, em Bois de Boulogne, tem um parque excelente, alem de todo o verde!

    ResponderExcluir

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.