quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Patinando por Paris

Durante todas as às sextas-feiras do ano todo, exceto quando chove ou há verglas, as ruas de Paris são invadidas por centenas de patinadores e, entre estes há turistas estrangeiros, turistas franceses e muitos, mas muitos parisienses.

Uma das melhores organizadoras destes passeios é a Pari Roller (sem o “s”, mesmo) que organiza, promove e incentiva a patinação como uma atividade de lazer e de turismo, como esporte ou até mesmo como um meio de transporte.

Há muitos anos atrás Paris viu o nascimento de um fenômeno urbano em suas ruas através das mãos de um pequeno grupo de patinadores e de skatistas que faziam passeios não autorizados para poderem ter o prazer de descobrir a cidade e conhecer novas pessoas com a liberdade que a patinação permite.

Hoje a em dia a Pari Roller é uma associação independente, sem fins lucrativos e sem ligações comerciais, políticas ou mesmo religiosas e sua única parceria se dá com a Prefécture de Police da cidade, que garante a segurança dos participantes e dos espectadores e o passeio é gratuito e aberto a qualquer pessoa que possa controlar os patins e sua velocidade.

Este é o maior do evento de patinação aberto ao público em todo o mundo, reunindo uma média de 5.000 pessoas - com um recorde de 28.000 - por passeio e sua rota, que muda semanalmente, tem cerca de 30km.

O evento conta com seis policiais em motocicletas, quatro policiais em scooters e vinte policiais em patins - bem no meio dos patinadores - e, além disso, há também duas ambulâncias que oferecem assistência médica imediata, caso seja necessário.

As saídas – e o retorno, cerca de 3h depois – são na Place Raoul Dautry, no 14ème arrondissement, entre a Tour Montparnasse e a Gare Montparnasse.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.