quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Paris para “parisienses”

Mesmo que você venha há Paris há muitos anos ou mesmo tenha morado por aqui, há sempre novos locais para serem descobertos.

Seja um novo bar, um novo restaurante ou mesmo novas atrações culturais e, por esse motivo, separei três que não costumam ser tão visitadas por turistas.

Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent – 5, avenue Marceau, 16ème: foi criada para preservar a Maison Yves Saint Laurent, cuja as operações de Haute Couture cessaram em 31 de outubro de 2002.

A fundação relata a história da moda criada por Yves Saint Laurent e sua relação com a sociedade, seja ao se valer de códigos masculinos que trouxeram para as mulheres auto-confiança, audácia e poder ao mesmo tempo que preservava sua feminilidade.

Essas coleções e mostras fazem parte da história do Século XX e acompanharam a emancipação das mulheres em todos os domínios, seja pessoal, social ou político.

Cinémathèque Française – 51, Rue de Bercy, 12ème: é detentoras de um dos mais completos arquivos de filmes, documentos e objetos relacionados à Sétima Arte em todo o mundo e ainda realiza exposições, mostras e sessões diárias de filmes de todas as partes do globo.

A coleção surgiu a partir dos esforços de Henri Langlois em 1930 para coletar e preservar filmes, após ter adquirido uma das maiores coleções do mundo até o início da Segunda Guerra Mundial.

Durante a ocupação nazista, que ordenou a destruição de todos os filmes produzidos antes de 1937, ele e seus amigos contrabandearam um grande número de filmes e de documentos para as região da França não ocupada para protegê-los até o fim da guerra, quando o governo francês forneceu uma pequena sala de projeção, pessoal e subsídio para a coleção que, hoje em dia, está instalada um prédio de arquitetura pós-moderna de Frank Gehry.

Fondation Henri Cartier-Bresson – 2, impasse Lebouis, 14ème: aberta em maio de 2003, por iniciativa do próprio Henri Cartier Bresson, Martine Franck e sua filha Mélanie, está instalada em um elegante estúdio e ainda recebeu a aprovação oficial do Governo Francês.

Seus principais objetivos são garantir a independência do trabalho de um corpo de fotógrafos e trabalho e ainda preservar a excepcional coleção do artista para que permaneça na França.

Ao visitar a fundação o público pode, portanto, descobrir ou redescobrir a obra de Bresson ao lado do trabalho de seus contemporâneos, fossem eles também fotógrafos ou mesmo pintores, escultores e artistas através de exposições temporárias, que são regularmente realizadas neste mesmo espaço e é esta é a grande originalidade desta fundação.










Um comentário:

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.