quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Louvre, quem diria, é brasileiro (ou quase)

O Musée du Louvre anunciou essa semana que bateu seu recorde histórico de visitas: em 2011 o museu acusou um aumento de 5% no número de visitantes, chegando aos 8,8 milhões de entradas, mantendo o seu lugar como o primeiro museu na preferência mundial.

Segundo fontes do museu, esta alta foi causada, principalmente, por conta da visitação estrangeira (66%) com dois fatores preponderantes: a forte retomada de americanos e a constante procura, cada vez maior, de pessoas vindas dos países emergentes.

Ainda segundo o museu, os brasileiros são a segunda nacionalidade estrangeira, atrás apenas dos americanos e bem à frente dos italianos, australianos, chineses (!), espanhóis, alemãs e russos.

O quebra deste recorde ainda tem um segundo fator: o sucesso das exposições paralelas realizadas ao longo do ano passado e que somaram + 22% de visitantes em relação a 2010 (ou seja, 510.000 pessoas), com especial destaque para duas delas, "Rembrandt e a Figura de Cristo" e "No Reino de Alexandre, o Grande".

Mais duas excelentes notícias é que o Louvre atraiu mais jovens, cerca de 50% dos visitantes tinha menos de 30 anos e que outros museus e locais que também aproveitaram esse fenômeno do aumento de visitação, como o Chateau de Versailles (6 milhões de visitantes), o Centre Pompidou (3,6 milhões), o Musée d'Orsay (2,9 milhões) e o Musée du Quai Branly (1,3 milhão).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.