terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Marseille: capital cultural européia de 2013

 
Os modernos prédios do Mucem e a bizantina Catedral de Marselha
Foto: BORIS HORVAT / AFP

Marseille, o maior porto e segunda maior cidade da França, pode se de ter sida outorgada com o título de "capital cultural européia de 2013", o que reforça muito sua vocação cultural, motiva a criação de novas atrações e a coloca na "wishing list" de um número maior de turistas.

Para a cidade do sul da Provence, ter sido escolhida capital europeia da cultura foi uma excelente opção para sua revitalização: nos últimos anos a cidade ganhou bares, restaurantes e hotéis e conseguiu, aos poucos, mudar sua imagem de insegurança ao ponto de este ano já estar bem cotada em listas de destinos de publicações como o “The New York Times” e outros guias especializados.

Uma das principais mudanças foi no Port-Vieux, o berço da cidade, onde os gregos a fundaram há cerca de 2.600 anos: o calçadão do porto antigo, após ter sido foi ampliado e revitalizado, é hoje uma disputada marina de onde partem excursões por praias e ilhas próximas.

O contraste entre o novo e o antigo é característica marcante do Musée des Civilizations de l'Europe e de la Méditerranée (MuCEM) e seu acervo é dedicado às populações que se desenvolveram às margens do Mediterrâneo.

A arquitetura contemporânea do MuCEM e de seus dois prédios super modernos e arrojados - construídos logo no começo do terminal de navios de cruzeiros, uma das entradas de turistas mais movimentadas da cidade - contrasta com a imponente Catedral de Marselha, em estilo bizantino, no outro lado da avenida e ainda possui uma ligação com o Forte de Saint Jean, que data de 1660.

Veja aqui programação para as comemorações durante este ano www.mp2013.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.