sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Há 89 anos atrás a França recebia para os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno



Há 89 anos, em 25 de janeiro de 1924, iniciava-se a Semana Internacional de Desportos de Inverno, cujo grande êxito fez com que o COI, no ano seguinte, proclamasse a competição de 1924 como os "primeiros Jogos Olímpicos de Inverno".

Sediada em Chamonix, na base do Mont Blanc – a montanha mais alta dos Alpes, a Semana Internacional de Desportos de Inverno contou com 258 atletas de 16 países – 247 homens e 11 mulheres que disputaram o diversas modalidades.

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial foi inviabilizada a disputa de inúmeras competições esportivas internacionais, e com as Olimpíadas não foi diferente: tanto os jogos de verão como os de inverno foram cancelados em 1940 e em 1944.

Os Jogos de Inverno foram realizados no mesmo ano das Olimpíadas de verão até 1992, em Albertville, na França mas, a partir das Olimpíadas de 1994, em Lillehammer (Noruega), os Jogos de Inverno passaram a ser disputados nos anos pares não coincidentes com os Jogos de Verão.

Pela ausência de condições climáticas propícias para a prática dos esportes de inverno, o Brasil não tem tradição nos Jogos de Inverno e sua participação, assim como as de outros países tropicais, acaba causando estranheza nos demais participantes.

Segundo o histórico do Comitê Olímpico Brasileiro, a participação brasileira em Jogos Olímpicos de Inverno se iniciou em Albertville, em 1992, quando o Brasil foi representado por sete atletas, todos do esqui alpino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.