domingo, 11 de setembro de 2011

Rentrée

Como já falei antes que o parisiense tem uma certa proximidade com o carioca, claro que somos mais simpáticos bonitos, mas realmente temos coisas em comum, como a paixão pelo sol e pela vida ao ar livre, por exemplo.

Por estas bandas, após o esvaziamento das férias, estamos no finalzinho da “rentrée”, com a volta de todos para o trabalho e para as escolas: a cidade voltou a ter os parisienses e está lotada de turistas.

E, aproveitando estes últimos dias de verão vejo, da minha janela, homens e mulheres, garotos e garotas, senhores e senhoras andando de bicicleta, correndo, fazendo jogging ou se exercitando ao ar livre, curtindo o que resta de uma temperatura quase que “brasileira”.

Ainda da janela percebo uma transformação a cada dia que nasce nas copas das árvores, nos canteiros de flores e nos gramados que aos poucos vão caindo, anunciando o outono que vai chegar.

Mas mesmo essa proximidade com a próxima estação não arrefece a alegria dos que aqui moram, natos ou Nonatos: uma alegria contagiante que faz com que as pessoas queiram ir aos parques, aos jardins, ficar do lado de fora dos cafés e restaurantes ou simplesmente passear e curtir a cidade ainda sem o seu friozinho habitual.

Definitivamente, com a rentrée, um colorido diferente, especial tomou conta da cidade, uma mistura de cores, sensações e humores mais leves, mais hospitaleiros como se um interruptor tivesse sido ligado, numa mudança que até cachorros aqui de casa perceberam.

Estes nunca foram tão felizes em toda sua vida: afinal saem três vezes por dia, caminham sempre uma grande distância e aproveitam o final da claridade extra, já que o sol continua aparecendo antes das oito da manhã e se pões depois das oito da noite.

Sei que sou suspeito para falar já que adoro Paris, seja no Outono, no Inverno, na Primavera ou no Verão porque há uma sutil diferença entre estas estações e a maneira com a qual a cidade interage com cada uma delas.

De minha parte continuo a colaborar com o “climão” vigente: saio para mais um passeio com os cães e ainda vou aproveitar para tomar um sorvete de casquinha na ilha aqui em frente.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.