terça-feira, 6 de setembro de 2011

Paris Air Show

O assunto é passado, mas vale o registro. Em junho Paris acolheu o 49º Salão Internacional do Ar e Espaço de Paris, no Aeroporto de Le Bourget que durante seus sete dias de duração recebeu mais de 2.100 expositores internacionais (um recorde) e 138 mil visitantes profissionais e 200 mil visitantes do público em geral (dois outros recordes), é uma experiência única.

O primeiro Salão Internacional do Ar e Espaço de Paris aconteceu em 1909 – há mais de 100 anos – e é considerado o evento mais antigo do mundo dedicado ao setor aeroespacial sendo, desde a sua criação, o cerne do desenvolvimento do mercado de aviação global.

Em 2011 foram 28 pavilhões internacionais, mais de 140 aeronaves em exposição, inúmeras demonstrações de voo e ainda a oportunidade de visitar o Museu do Ar e do Espaço, no mesmo local, que me transformaram, de novo, em um menino.

Tenho, desde pequenino, um fascínio fora do comum por máquinas voadoras embora não seja um aficionado ou até mesmo um profundo conhecedor de detalhes técnicos como o colega Marcelo Ambrósio, que durante anos manteve no Jornal do Brasil uma coluna sob o tema que se chamava Slot e outra, aqui mesmo no Investimentos e Notícias, que era a Boarding Pass, ambas, infelizmente por total falta de tempo do seu titular, deixaram de ser publicadas.

Logo ao chegar andei pelos pavilhões, mas realmente não eram minha praia: stands de empresas de fiações, macacões de vôo, ligas de titânio, não queria ver nada disso: queria ver aviões!

E para fora, ao ar livre, para o pátio de manobras, fui. E aí, que felicidade, muitos aviões, helicópteros, mísseis, carros de apoio (!) e, para meu deleite, demonstrações de aeronaves em voo real (mais de 40), com pousos e decolagens a 100m de onde estava, na cabeceira da pista.

Isso sem falar do Breitling Jet Team, com seus jatos (única esquadrilha de acrobacias privada que usa jatos em todo o mundo), o seu Breitling Super-Constellation e os Breitling Wingwalkers (acrobatas que fazem performances nas asas de dois biplanos) – todos de tirar o fôlego.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.