Sua construção foi iniciada no ano de 1163, sob o Bispado de Maurice de Sully e do Papado de Alexandre III e durou 182 anos durante os quais cerca de 160.000 pessoas lá trabalharam até a sua conclusão, quando foi dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo e fica na Île de la Cité, no meio do Rio Sena.
Ela surgiu ligada à ideia do Gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da sociedade: a abordagem da catedral como edifício de contato e ascensão espiritual, onde o uso da arquitetura é um instrumento de poder.
No século XI, a vida urbana transformou-se em um ritmo acelerado, a cidade ressurgiu com muita importância nas áreas da política e da economia e, com isso, ascende também a burguesia e a influência do clero urbano e o resultado é uma rápida substituição das construção religiosas fora das cidades, nas comunidades rurais, pelo novo símbolo da prosperidade citadina, a catedral gótica.
Na Catedral de Notre-Dame de Paris, além de uma série de valiosas obras de arte, há também um tesouro raro: seu órgão com cerca de 8.000 tubos, cujo organista tem, segundo várias fontes, um dos trabalhos de maior prestígio em toda a França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.