quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Obélisque de Louxor

Ao contrário do que muitos imaginam, o Obélisque de Louxor não foi trazido à França por Napoleão Bonaparte como parte de seus espólios de guerra: em 1829, Mehmet Ali, Vice-Rei do Egito, ofereceu dois obeliscos ao povo francês mas somente um deles – devido a tecnologia da época – chegou a Paris em 21 de dezembro de 1833 - bem depois do fim da era napoleônica, em 1815.

Feito a partir de granito rosa extraído de Assuão, o milenar obelisco tem cerca de 3.300 anos, 23 metros de altura e pesa 230 toneladas, sendo decorado com centenas de hieróglifos referentes ao Faraó Ramsés II.

Três anos depois, em 25 de outubro de 1836, o Rei Louis-Philippe Ier, colocou-o no centro da Place de la Concorde, no local antes ocupado pela guilhotina durante a Revolução Francesa e onde foi erguido pelo arquiteto Apollinaire Lebas com a ajuda de máquinas de elevação.

Diz-se que tanto o Rei, quanto a Família Real não apareceram em público até o dia da inauguração do obelisco, em recorrência da má fama que o Rei tinha entre os populares do período.

Em 1990, em seu primeiro mandato, o Presidente François Mitterrand devolveu oficialmente o outro obelisco aos egípcios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.