sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Musée du Vin de Paris

O Musée du Vin, na Rue des Eaux - 5, square Charles Dickens, no 16éme arrondissement, fica em antigas pedreiras de calcário que estiveram em uso entre os Séculos XIII e XVIII e que foram usadas para construir muitas das edificações que vemos hoje em Paris.

Até hoje, na entrada do museu, podemos ver ocasionalmente que um filete de água emerge do solo, prova viva das várias nascentes de água mineral que foram descobertas na área Passy entre os Séculos XVII e XVIII.

Estas águas eram consideradas ferruginosas e laxantes e foram exploradas comercialmente até o Segundo Império, embora apenas no Século XVIII que se tornou moda, atraindo as "classes superiores", escritores e artistas.

As três caves abobadadas, que hoje abrigam o restaurante do museu, foram usadas ​​nos Séculos XVI e XVII pelos Frades do Mosteiro de Passy para armazenar seu vinho e foram renovadas em 1950 e passaram a ser usadas para armazenar a adega de um dos restaurantes da Tour Eiffel.

Em 1984 se tornaram o Musée du Vin e passaram para a posse do “Echansons Conseil des de France” que, fundado em 1954, é dedicado à defesa e promoção dos melhores vinhos franceses.

Para tanto, o Conselho organiza vários eventos de prestígio em toda a França, no exterior e no próprio Musée du Vin, reunindo milhares de profissionais e enófilos em todo o mundo que juntos promovem os vinhos franceses em todo o globo.

Hoje, além do museu propriamente dito, o lugar oferece:
um restaurante que harmoniza seus pratos com excelentes vinhos
  • uma adega com mais de 400 rótulos
  • um centro de formação para particulares e profissionais
  • um espaço para eventos
  • uma boutique com presentes relacionados ao mundo dos vinhos
  • uma série de conferências
  • exposições temporárias



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.