sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Voyage au Brésil, de Debret

Voyage au Brésil é um famoso livro de gravuras de Jean-Baptiste Debret, (1768-1848), pintor e desenhista nascido em Paris e que integrou a Missão Artística Francesa de 1816 ao Brasil - solicitada por Dom João VI com o objetivo de organizar a criação da Academia de Belas Artes - ao lado do arquiteto Grandjean de Montigny.

Durante a época que esteve no Brasil, de 1816 a 1831, Debret, com os seus traços do neoclassicismo, retratou com detalhes históricos únicos o Brasil desta época: desde a Corte Portuguesa recém instalada (dez anos) por aquelas bandas à nova Corte do proclamador da independência, Dom Pedro I, quase nada passou despercebido.

Tanto que ao retornar à França, publicou, entre 1834 e 1839, a coleção “Voyage Pittoresque et Historique au Brésil”, que documentava os aspectos do homem, da natureza e da sociedade no Brasil.

Mas o livro apenas me serve de desculpa para o fato de que manhã parto para uma breve estada no Brasil e que deve afetar sutilmente a periodicidade da nossa Rive Gauche - mas tomei precauções e alguns artigos cujo conteúdo é atemporal já estão prontos.

Espero ter, como Debret, uma viagem produtiva e prometo que em 10 dias a coluna retorna ao seu ritmo normal. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.