domingo, 12 de fevereiro de 2012

Cassoulet ou feijoada? - II

A feijoada é, basicamente, um guisado de feijão com carne, acompanhado com arroz e que tem origem ao norte de Portugal e hoje  constitui um dos pratos típicos da cozinha brasileira.

No Brasil é feita com feijões pretos, vários tipos de carne de porco e de boi, acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada, laranja fatiada, entre outros ingredientes – mas em Portugal a receita varia de região para região.

Cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.

Em Portugal a “nossa” feijoada é conhecida como “feijoada à brasileira, sendo também comum encontrá-la nos cardápios dos restaurantes portugueses e muito mais pedida que as ditas “feijoadas portuguesas”.

Mas novamente respondendo à pergunta do título e depois de ter ido à Feijoada de Gala da Mangueira, está mesmo confirmado: prefiro a boa e velha “feijoada à brasileira”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.