terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O triunfo de "O Artista” no Oscar e o orgulho francês

Neste último domingo, 26, ao final da 84ª Cerimônia de entrega dos Oscar, honrando o melhor do cinema de 2011, a França estava mais satisfeita do que nunca de seu cinema depois que "O Artista" venceu cinco prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, incluindo o de melhor ator, para o comediante Jean Dujardin, gerando uma grande onda de orgulho em toda a França.

Quase todas os canais de televisão exibiram, por diversas vezes, o discurso de agradecimento do comediante ao receber o Oscar, o Le Monde, considerado um dos mais relevantes jornais de todo o mundo, deu em sua primeira página o "triunfo francês em Hollywood" com uma foto do ator levantando a estatueta.

E, como é ano de corrida presidencial, tanto o atual presidente, Nicolas Sarkozy, quanto seu adversário, François Hollande, contavam vantagem e tentavam ganhar para si o trinfo do filme: Sarkozy classificou Dujardin e sua atuação como "deslumbrante" e Hollande afirmava que com essa premiação o filme já estaria consagrado como uma "lenda do cinema francês".

Mas a melhor síntese veio da esposa de Dujardin: “Eles encorajam Jean, eles querem que ele vença por eles, pela França. Parece que estamos de volta a 1998, durante a Copa do Mundo", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.