segunda-feira, 18 de julho de 2011

Orléans, uma jóia ao sul de Paris

Neste domingo estive em Orléans, que é uma pequena cidade ao norte-centro da França, a cerca de 120km ao sul-sudoeste de Paris e é hoje a Capital do Departamento do Loiret e da Região Centre.

Imaginem que a cidade de New Orleans (em francês, La Nouvelle Orléans), nos Estados Unidos, foi assim batizada por conta desta Orléans, que já foi a segunda mais importante da França, fica às margens do rio Loire, exatemente onde este rio faz uma curva em direção ao Maciço Central, para o sul.

Suas origens remontam aos gauleses, que a chamavam de Cenabum, uma das principais cidades dos Carnutes, onde os druidas realizaram a sua assembléia anual até que em 52aC foi conquistada e destruída por Júlio César.

Depois disso foi reconstruída pelos romanos por ordem do Imperador Aureliano, que a batizou de “Aurelianum" (a cidade de Aureliano, ou “cité d'Aurélien”), que evoluiu para Orléans.

Mas história à parte, este é um passeio que vale a pena: por carro se chega em cerca de 1h30, sem esfoço e nem loucuras, dento da lei, como deve ser.

O centro histórico que deve ser percorrido a pé, commme Il fault e, bem no meio dele está a Cathédrale Sainte-Croix d'Orléans que, é claro, é uma catedral gótica católica, sendo a sede do Bispado de Orléans.

Sua construção foi iniciada em 1278 e teve fim em 1329, depois foi destruída em 1568 para ser reconstruída no período de 1601 a 1829 e é muito famosa por sua relação com Jeanne d'Arc, a heroína francesa que nesta catedral esteve assistindo à missa antes de conseguir levantar o cerco à cidade.

Além disso há na cidade diversos passeios – são sete os parques e jardins públicos – e museus como o Museu de Ciências Naturais, o Centro Charles Peguy, a Casa de Jeanne d'Arc, o Museu de Belas Artes e o Museu Histórico.

Naturalmente há uma infinidade de bons lugares para se apreciar a boa mesa, como o Le Lièvre Gourmand, que fica no número 28 do Quai du Chatelet, numa excelente localização central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.