quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vive La Bureaucratie!

Burocracia é um galicismo que tem origem no termo francês "bureaucratie", vocábulo criado pelo economista francês Vincent de Gournay, e, etimologicamente, remonta a “bureau” (francês) + “krátias” (grego).

O Estado Francês é a glória de Max Weber, o mais famoso teórico da Burocracia, onde imperam a Lei, a Hierarquia, os Concursos e a Formalidade, resumindo:  aqui nada se faz sem fotocópias – mais a apresentação dos originais, algumas assinaturas e seus carimbos e ainda, pelo menos, duas visitas aos órgãos competentes.

Assim sendo, o portador de um visto para jornalista correspondente – como o meu – deve “se apresentar, pessoalmente” (sic), às autoridades para que seu “Titre de Séjour” (documento de identidade de estrangeiro) seja expedido e/ou renovado.

Em 2010, ao tirar meu primeiro Titre de Séjour, foram mais de nove meses - de janeiro a outubro - cinco documentos provisórios, centenas de cópias de papéis inúteis e muitas, mas muitas visitas aos mais variados órgãos da administração pública francesa.

Pois bem, ontem era o dia marcado para a renovação anual do documento (um mês depois de vencido, mas era ontem) e, na semana anterior, passei dias e dias juntando toda a documentação pedida e também toda a que, mesmo não pedida, poderia ser ultimada a fazer parte do bolo.

Cheguei pouco antes da hora aprazada e, para minha surpresa, a fila andou rápido, fui atendido na hora por uma funcionária simpática, sorridente, comunicativa e eficaz.

Estava fora em 15 minutos com tudo certo e uma data para retirar o novo documento: 16 de janeiro.

Até lá, um provisório me serve: definitivamente, me sinto em casa na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.