segunda-feira, 28 de novembro de 2011

E a França invadiu a Inglaterra

No sábado passado resolvi fazer um passeio diferente: ir de carro até Calais, pegar um ferry para visitar o Dover Castle, que é um castelo medieval fortificado localizado na cidade de Dover, em Kent, na Inglaterra.

Com quase mil anos, esse castelo é conhecido como “The Key to England”, por conta de sua posição estratégica na defesa da cidade de Dover contra as invasões vindas da cidade de Calais, no lado francês.

Durante a Guerra Civil na Inglaterra, Dover Castle foi atacado e mantido pelas forças de Cromwell durante muitos anos mas, extraordinariamente, sem sofrer a espoliação generalizada e destruição que era comum ao longo deste período da história inglesa.

Escondido dentro das famosas White Cliffs, e sob Dover Castle, se encontra uma vasta rede de túneis subterrâneos, construídos na Idade Média e que durante as Guerras Napoleônicas foram foram gradativamente ampliados para fornecer espaço para o grande número de soldados estacionados em Dover Castle para uma possível batalha caso houvesse uma invasão dos franceses.

Este enorme complexo subterrâneo também desempenhou um papéis importantes na Segunda Guerra Mundial e durante a Guerra Fria, tendo sido utilizados até 1984.

Infelizmente o castelo não resistiu à mais nova invasão francesa: a que foi por mim liderada.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.