terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Quartier Latin, na Rive Gauche

Rive Gauche é como os parisienses chamam a porção da cidade que fica à margem esquerda do Sena e, como o rio corre para o oeste, cortando a cidade em duas, ao olharmos para a esquerda, temos o sul e, ao contrário, o norte.

Mas no entanto, mais que posições geográficas, Rive Gauche é uma referência de uma Paris que quase não vemos mais, a Paris de uma época anterior, a Paris dos artistas, escritores e filósofos, incluindo Picasso, Rimbaud, Matisse, Sartre, Hemingway, F . Scott Fitzgerald e dezenas de outros membros da grande comunidade artística em Montparnasse, portanto, ao nos referirmos à Rive Gauche, implicitamente colocamos um certo sentido de boemia e de criatividade.

Algumas de suas famosas ruas são o Boulevard Saint-Germain, o Boulevard Saint-Michel, a Rue de Rennes e a área que conhecemos como Quartier Latin.

O Quartie Latin é assim chamado não por que nela há uma grande quantidade de “latinos”, no sentido de pessoas vindas na América Latina e sim porque havia nesta área dos atuais 6ème e 5ème arrondissement de Paris, desde a Idade Média, uma grande quantidade de estabelecimentos de ensino superior, como a Sorbonne e como o latim era a língua internacional de aprendizagem, seus alunos conversavam entre si e estudavam em Latim, daí a sua denominação.

Até os dias de hoje temos essa variedade de estabelecimentos de ensino superior, além da Sorbonne, lá encontramos a École Normale Supérieure, a École des Mines de Paris, a Schola Cantorum, a École Polytechnique e o Campus Jussieu.

O Quartir Latin é reconhecido, além de sua animada vida de estudantil, pela atmosfera festiva, cheia de bares e de pequenos bistrôs.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.