domingo, 20 de novembro de 2011

Île-de-France

Muitos me perguntam porque Paris é conhecida como Île-de-France e, na realidade, Paris fica dentro da Região Île-de-France - uma das 26 regiões administrativas da França, que é composta por oito departamentos: Sena e Marne (77), Yvelines (78), Essonne (91), Val-d'Oise (95), Val-de-Marne (94), Hauts-de-Seine (92), Seine-Saint-Denis (93) e Paris (75).

As suas principais cidades são: Paris, Pontoise, Versailles, Évry, Melun, Nanterre, Bobigny, Créteil, Montmorency, Mantes-la-Jolie, Saint-Germain-en-Laye, Rambouillet, Palaiseau, Étampes, Meaux e Argenteuil.

A origem desta confusão é que muitas pessoas confundem a Região Île-de-France com a Grande Paris (a aglomeração parisiense) - que abrange apenas os departamentos de Seine-et-Marne, Yvelines, Essonne e Val-d'Oise, e cuja área corresponde a 20% da Região de Île-de-France, embora concentre 90% da sua população.

O nome Île-de-France surgiu com o estabelecimento dos francos e correspondia à planície situada ao norte do Rio Sena, que eles chamavam de País da França. Depois da Revolução Francesa, a região foi decomposta em três departamentos - Seine, Seine-et-Oise e Seine-et-Marne e, em 1965, os departamentos passaram destas três para os oito acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.