domingo, 9 de outubro de 2011

A Sainte-Chapelle

Situada na Île de la Cité, em Paris, a Sainte-Chapelle foi construída em estilo gótico no Século XIII pelo Rei Louis IX (mais tarde canonizado como Saint Louis), seu patrono e fervoroso devoto.

O seu projeto data de 1241, sua construção iniciada em 1246 e sua consagração em 1248, a fim de servir como capela do então palácio real – que hoje não existe mais, sendo substituído pelo atual Palais de Justice – e, na realidade, consiste de duas capelas sobrepostas, a inferior reservada aos funcionários e moradores do palácio, e a superior para a Família Real.

Após o término de sua construção, a capela ainda precisava de “relíquias apropriadas”, cuja presença a santificariam.

Por essa razão, Louis IX comprou a coroa de espinhos de Cristo pela enorme soma de 135.000 libras – imaginem que a construção da capela custou 45.000 libras – do então Imperador de Constantinopla, Balduíno II. Depois outras relíquias se somaram à esta primeira, como um fragmento da Vera Cruz, tornando o local um centro de grande religiosidade.

Os vitrais da Sainte-Chapelle, emoldurados por um fino e delicado trabalho em pedra, com rosáceas acrescentadas à capela superior no Século XV, são considerados os melhores e mais perfeitos do seu gênero em todo o mundo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.