segunda-feira, 10 de outubro de 2011

La Défense – uma Paris diferente

Criado há pouco mais de 50 anos, em 1958, o Distrito de La Défense fica entre Nanterre, Puteaux e Courbevoie, no Departamento de Hauts-de-Seine.

Se você ficar parado em baixo do Carrousel du Louvre, onde começa a Voie Triomphale, e olhar ao fundo, atravessando o Jardins des Tuileries, a Place de la Concorde, a Avenue des Champs Elysées, a Place Charles De Gaulle, a Avenue de la Grande Armée, Neuilly-sur-Seine, vai ver o arco de La Défense.

O nome do distrito é por causa do monumento “La Défense de Paris” – criada por Louis-Ernest Barrias como homenagem aos soldados que defenderam a cidade durante a Guerra franco-prussiana de 1870 – que ficava exposto no Parvis de Courbevoie.

Com apenas 21 mil habitantes, o distrito já conta mais de 150.000 trabalhadores diários que se lá encontram, concentrados em 314km², 72 edifícios comerciais (14 deles com mais de 150m de altura e sedes de empresas como Total, Cegetel, Société Génerale, Aventis e Arcelor), que somam mais de 3,5 milhões de m² e que fazem com que este seja o maior centro empresarial e de negócios em toda a Europa.

La Defénse recebe, anualmente, 8,4 milhões de turistas, assim divididos: 6 milhões a laser, destes cerca de 2 milhões vêm do exterior e 2,4 milhões destes cerca de 1 milhão vêm do exterior e os visitantes de Paris e da Região de Île-de-France são considerados como os turistas locais e não se somam à estes números.

Uma única obra definiu o distrito de forma a ser reconhecido em todo o mundo: o La Grande Arche, fruto de uma iniciativa do Presidente François Mitterrand, que desejava marcar o bicentenário da Revuloção Francesa de forma inesquecível.

Sua forma de cubo oco é gigantesca – 112 metros de altura – e é recoberta de mármore branco, para simbolizar uma janela aberta ao mundo e de seu terraço panorâmico tem-se uma linda vista de Paris.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.