quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Panthéon

O Panthéon é um monumento em estilo neo-clássico situado no Mont Sainte-Geneviève, no 5éme arrondissement de Paris e, à sua volta encontramos a igreja de Saint-Étienne-du-Mont, a Bibliotèque de Sainte-Geneviève, a Université Paris-I (Panthéon-Sorbonne), a Mairie du 5éme arrondissement e o Licée Henri IV.

Suas obras foram iniciadas em 1764 sob as ordens de Louis XV que, após se recuperar de uma grave doença, encomendou à Soufflot a construção de uma basílica em tributo à Sainte-Geneviève (padroeira de Paris) para substituir uma antiga abadia que ali existia.

Com 110 metros de comprimento e 84 metros de largura, o monumental edifício foi concluído em 1790 e acabou se tornando, pelas mãos dos movimentos revolucionários, o panteão nacional.

O edifício, em forma de cruz grega, é coroado por uma cúpula de 83 metros de altura, com um lanternim no topo e seu interior está decorado por pinturas de grandes pintores franceses, sendo que a fachada principal é decorada com um pórtico de colunas em estilo coríntio que apoiam um frontão triangular onde se lê: - “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante”.

Em sua cripta repousam os restos de 70 célebres personagens da história francesa repousam, como escritores, cientistas, generais e políticos, à excessão de Jean Moulin, o líder da Resistência Francesa durante a Ocupação Nazista, cujo corpo jamais foi encontrado mas, mesmo assim, há uma homenagem ao herói da França no local.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.