O Europalia é um festival bienal sobre artes e é considerado como um dos maiores acontecimentos culturais da Europa e a sua 23º Edição é inteiramente consagrada à cultura brasileira – edições precedentes dedicadas à Rússia e à China receberam, cada uma, mais de um milhão de visitantes.
Até o dia 12 de Janeiro de 2012, cerca de 500 eventos, 1500 obras de arte e cerca de 1000 artistas e experts dos quatro cantos do Brasil mostrarão que não existe apenas um Brasil mas muitos Brasis cuja cultura é tão incrivelmente rica e tão diversificada.
A exposição Brazil.Brasil elaborará o percurso da evolução da visão de artistas brasileiros sobre o país, investigando a sua identidade e sua diversidade, da monarquia à modernidade, entre 1808 e 1950.
Já a exposição Art in Brazil proporá uma perspectiva brasileira sobre a evolução e a revolução na arte contemporânea brasileira dos anos 1950 aos nossos dia.
Índios no Brasil será um exposição que trará a fascinante arte dos povos autóctones do Brasil e refletirá a diversidade da estética indígena através de ornamentos, objetos, canto e dança.
A Terra Brasilis é sobre a fascinação que exerceram as exuberantes fauna e flora brasileiras e a influência recíproca entre a Europa e o Brasil na sua descoberta, valorização e exploração desde o início do Século XVI até o fim do Século XIX.
Mais de vinte outras exposições abordarão a fotografia contemporânea e histórica, a arquitetura, o Carnaval, a arte afro brasileira, o desenho e as artes gráficas.
A Música terá cerca de 170 concertos, na Bélgica, na França e na Holanda e apresentarão diversos estilos musicais brasileiros, em um programa musical impressionante.
E, por fim, as artes cênicas contarão mais de 110 espectáculos e cerca de 370 profissionais brasileiros procedentes de nove companhias de teatro, onze companhias de dança e ainda duas de circo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.