terça-feira, 18 de outubro de 2011

Château de Compiègne

O Château de Compiègne foi construído por Louis XV, restaurado por Napoleão Bonaparte e serviu como uma das três sedes do Governo Real, em companhia de Versailles e de Fontainebleau.

Fica na cidade de Compiègne, no Departamento de l’Oise e, antes do castelo ser construído, lá já havia uma Residência Real que havia sido construída em 1374 por Charles V e tida como a residência de verão preferida pelos monarcas devido à abundante caça fornecida pela proximidade da Forêt de Compiègne.

Durante a Revolução Francesa todo o mobiliário foi vendido e as suas obras de arte mandadas para o Museu Central, sendo completamente esvaziado até que Napoleão Bonaparte, após tê-lo visitado em 1799 e em 1803, o consagra de novo “domaine impérial” em 1804 e, em 1807, ordena reformas que o “tornassem novamente habitável”.

O castelo que hoje podemos visitar é em estilo é Neo-Clássico, com uma rigorosa simplicidade e clareza a governarem as características exteriores e interiores e que, após a reforma de Bonaparte, teve adicionado um salão de baile e o jardim replantado e ligado diretamente à floresta em frente, tornando-o um exemplo perfeito do Estilo Primeiro-Império até que, em 1856, Napoleão III e Eugénie fizeram do Château de Compiègne a sua residência de Outono, tendo redecorado algumas salas ao Estilo Segundo-Império.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.