domingo, 23 de outubro de 2011

A baía do Monte Saint-Michel

Situada no limite da Normandia com a Bretanha e com uma superfície de cerca de 500 km2, a baía do Monte Saint-Michel constitui a mais vasta extensão de prados salgados e de aterros drenados de toda a França.

Além de ser invadida pelas maiores marés da Europa, com uma diferença entre a maré alta e a maré baixa que pode chegar até 15 metros, a velocidade com que estas marés vazam ou enchem, é espantosa.

Ao longo de seus baixios, com cerca de 10km de extensão, há grande diversidade de ambientes naturais com exibe fauna e flora excepcionais embora atualmente a ilha do Mont Saint-Michel só fica cercada por água nas grandes marés equinociais e, mesmo assim, apenas por poucas horas e somente em cinquenta e três dias por ano.

Para devolver a sua condição original de ilha, até o final de 2015 grandes obras já estão em curso: a planificação da baía, a nova barragem no Rio Couesnon, obras de dragagem e ainda o recuo do dique-estrada e do estacionamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.