sábado, 28 de março de 2015

Prostitutas fazem ato em Paris contra criminalização da profissão

Manifestantes criticaram projeto de lei em análise no Parlamento (Foto: Jacques Demarthon/AFP)

Segundo informações da AFP, centenas de prostitutas reuniram-se neste sábado (28) na região de Pigalle, em Paris, para protestar contra a criminalização da prostituição na França - debatida a partir de segunda-feira no parlamento.

As manifestantes, a maioria chinesas ou pessoas transgênero de origem sul-americanas, desfilaram da praça de Pigalle até Belleville, duas regiões tradicionais da prostituição na capital parisiense, a convite de diversas associações.

Escondidas atrás de máscaras, chapéus ou cachecóis, as manifestantes se opuseram a um projeto de lei que será avaliada nas próximas segunda e terça-feira pelos senadores.

O texto previa inicialmente punir o pagamento de ato sexual com uma multa de 1.500 euros (cerca de R$ 5.000) e revogar o delito de solicitação de prostituição, muito criticado. Modificado em comissão, ele agora pretende manter o delito de solicitação, que existe desde 2003.

"Somos contra a criminalização dos clientes e contra o crime de solicitação", resumiu Aying, presidente de uma associação de prostitutas chinesas.

Para as associações, o crime de solicitação de prostitutas precarizou e estigmatizou as prostitutas, vítimas assédio e prisões abusivas.

"A prostituição é legal na França", insistiu Franceline Lepany, da associação dos Amigos do ”nibus das Mulheres. "Este projeto de lei quer estigmatizar ainda mais as prostitutas".

"Precisamos enfrentar a máfia, e não as mulheres. Foi um pulo para trás. Tudo isso para dar um verniz de bons modos à nossa sociedade", criticou a senadora ecologista Esther Benbassa, que foi à passeata prestar seu apoio.

"Por que prejudicar a liberdade de dispor de nossos corpos em um país democrático?", lançou Ornella, profissional do sexo da famosa rua Saint-Denis. "Não vamos misturar as tradicionais, que escolheram voluntariamente a prostituição" e as que são vítimas de redes mafiosas, insistiu.

Na França, onde a prostituição é legal, estima-se em cerca de 30 mil o número de prostitutas, em sua maioria estrangeiras vindas especialmente da Europa Oriental, África, China e América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.