terça-feira, 10 de março de 2015

Morte de atletas olímpicos comove França

Bildkombo v.l.n.r. Florence Arthaud, Alexis Vastine, Camille Muffat

A França recebeu com comoção nesta terça-feira (10/03) a notícia do acidente entre dois helicópteros na província argentina de La Rioja, que matou dez pessoas – entre elas três estrelas do esporte francês: a velejadora Florence Arthaud, o boxeador Alexis Vastine e a nadadora Camille Muffat, medalhista de ouro nos Jogos de Londres.

Segundo informações da Deutsche Welle, os motivos do acidente ainda não estão claros. Os dois helicópteros teriam colidido numa região montanhosa durante a gravação da segunda temporada de Dropped, um reality show da emissora de TV francesa TF1 que consiste em deixar um grupo de atletas famosos em um lugar inóspito e desabitado com apenas uma reserva de água.

O primeiro-ministro Manuel Valls afirmou que recebeu a notícia "com dor imensa" e que "toda a França está de luto". O presidente François Hollande manifestou em comunicado sua "imensa tristeza" e "comoção" com a notícia do acidente. Dos dez mortos, oito eram franceses – três atletas e cinco funcionários da emissora TF1 – e dois argentinos – ambos pilotos.

"A morte repentina de nossos compatriotas é uma imensa tristeza", declarou Hollande, que enviou seus pêsames às famílias e aos amigos das vítimas.

O jornal esportivo L'Équipe estampou em seu site uma foto de Camille Muffat segurando a medalha de ouro, sob a manchete: "O esporte francês de luto." Já o Le Monde escreveu que "o mundo do esporte chora por suas lendas".

No Twitter, o ex-jogador da seleção francesa de futebol Sylvain Wiltord, que fazia parte do elenco do programa de TV, lamentou a tragédia: "Estou triste por meus amigos, horrorizado, não tenho palavras."

Florence Arthaud, de 57 anos, conseguiu espaço num esporte majoritariamente dominado por homens e era considerada uma das maiores velejadoras do mundo. Entre suas conquistas está a edição de 1990 da Route du Rhum, uma competição transatlântica realizada de quatro em quatro anos.

Camille Muffat, de 25 anos, foi uma das maiores nadadoras da história da França. Ela conquistou três medalhas nos Jogos de Londres em 2012, incluindo uma de ouro nos 400 metros nado livre. A nadadora surpreendeu o mundo quando, em junho de 2014, com apenas 24 anos, anunciou sua aposentadoria, alegando estar cansada de passar tantas horas treinando.

Alexis Vastine, de 28 anos, também é medalhista olímpico. Ele conquistou o bronze nos Jogos de Pequim, em 2008, na categoria superleve.

O acidente ocorreu nas cercanias de Villa Castelli, no oeste da Argentina. A região montanhosa é popular entre turistas e há anos era cenário das filmagens do programa televisivo.

Hubschrauber-Absturz in Argentinien
Acidente aconteceu nas cercanias de Villa Castelli, no oeste da Argentina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.