quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Musée Picasso será reaberto em Paris


Laurent Le Bon, presidente do Museu Picasso
Foto: AGNES DHERBEYS / NYT

Segundo informações do The New York Times, o Musée Picasso será reaberto em Paris após cinco anos fechado para a polêmica reforma - que contou com prazos perdidos e revolta trabalhista - da mansão do Século XVII que abriga a instituição.

Laurent Le Bon, de 45 anos, com seus óculos de aro de tartaruga e um terno cinza-carvão, Laurent Le Bon, de 45 anos, é um Zorro improvável que surgiu para resgatar o Musée Picasso, no bairro do Marais, em Paris.

Quando ele foi eleito presidente da instituição, em junho, e despachado para a missão de emergência, a imprensa francesa o exaltou como o herói mascarado latino que combate a injustiça dos tiranos. E usando seu sobrenome e sua reputação para a diplomacia, os curadores do mundo da arte o chamam de “Larry the Good” (Larry, o Bom, em tradução livre).

Sua tarefa: reabrir a mansão do século XVII que abriga o museu depois de cinco anos de obras de renovação. A polêmica reforma perdeu vários prazos e enfrentou uma revolta trabalhista que levou à demissão da presidente anterior, Anne Baldassari, por “administração autocrática”.

“Não creio que eu seja o Zorro”, diz Le Bon, que, além de presidir a abertura do Centre Pompidou Metz, braço que o famoso museu da capital abriu no nordeste da França, em 2010, é especialista em arte dos séculos XVI e XVII. “Não estamos em guerra. Não há conflito. Meu método é muito simples: organizar a situação, ler o que foi produzido e escutar.”

O Musée Picasso, no Hotel Salé, teve seu espaço público mais que dobrado para abrigar a maior coleção do mundo de obras do mestre espanhol. A reabertura está marcada para o dia 25 de outubro, que seria o 133º aniversário de Pablo Picasso.

Nos dias 20 e 21 de setembro, visitantes terão uma visita preliminar grátis pela mansão. Enquanto isso, Le Bon prepara uma charmosa ofensiva, que inclui um acordo com a ex-diretora do museu, acadêmica que investiu grande parte de sua vida à obra de Picasso. Ela será convidada para ser a curadora da exibição de reabertura.

O museu, fundado em 1985, foi criado graças à família Picasso, que doou um acervo de mais de 5 mil artigos depois da morte do artistas, em 1973, sob uma lei que permitia aos herdeiros contribuir com obras ao invés de impostos.

Musée Picasso Paris
Hôtel Salé
5, Rue de Thorigny
3ème arrondissement
Telefone: 01 85 56 00 36
www.museepicassoparis.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.