sábado, 27 de setembro de 2014

Brut, demi-sec, extra brut - quais as diferenças dos champagne


A região de Champagne, na França, está pronta para o que será uma das melhores colheitas de todos os tempos
Foto: Vivian Oswald / O Globo
A região de Champagne está pronta para o que será uma das melhores
colheitas de todos os tempos. Foto de Vivian Oswald / O Globo.

O Caderno Boa Viagem do jornal O Globo, publicou em sua edição online neste último dia 10 uma excelente reportagem de Vivian Oswald sobre como é o processo de produção do champagne na França. A seguir reproduzo a peça e recomendo sua leitura:

"REIMS - O champanhe é submetido a dois processos de fermentação antes de ser guardado nas caves, onde permanece, em média, três anos para envelhecer. Os chamados millésimes costumam ter um período mais longo de maturação. Depois disso, passam pelo processo de “rémuage”. As garrafas são mantidas inclinadas entre seis a oito semanas e rodadas manual ou automaticamente todos os dias. A ideia é levar o depósito formado no fundo até o gargalo. Quando os detritos estiverem colados às rolhas, os gargalos são mergulhados a -25°C. Assim, o depósito é congelado e expelido quando as garrafas são abertas. O que se perde de champanhe durante esse processo conhecido por dégorgement é completado com açúcar líquido em muitas caves. As garrafas são rapidamente fechadas e estão prontas para consumo.

É a quantidade de açúcar que determina o tipo do champagne (brut, demi-sec). O rosé passa pelo mesmo processo. A diferença é que, para obter a cor, o produtor pode adicionar à bebida vinho tinto ou uvas maceradas. O champagne com zero de açúcar, ou extra brut, vem ganhando destaque entre os produtores.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS

Mais que saber como é feito, é preciso saber como tomar o champagne. Especialistas orientam que a bebida deve ser tomado fria, jamais gelada. A temperatura ideal é entre 8°C e 10°C. Não se deve levar a garrafa ao congelador. A temperatura ideal é alcançada após três horas na gaveta de legumes da geladeira ou em meia hora num balde com gelo e água.

Se não for ser consumido em até três dias, o champagne não deve ficar na geladeira. Para mantê-lo nas condições adequadas de umidade, é importante deixá-lo em um lugar fresco e escuro. E a garrafa deve ser consumida no máximo dois anos após ser adquirida. Ele já sai das caves pronto para o consumo, diferentemente de outros vinhos que certamente melhoraram com o tempo.

Não servir muito mais de um terço do copo. Quanto maior a quantidade, mais depressa a bebida esquenta, perdendo a intensidade. E nada de grandes explosões: o elegante é abrir o champagne da maneira mais discreta possível."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.