segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Le Train Bleu, a jóia da Gare de Lyon


Semana passada resolvemos almoçar no Le Train Bleu, na Gare de Lyon, classificado em 1972 como monumento histórico nacional por André Malraux e que foi reaberto há pouco tempo, em 12 de setembro, após uma grande renovação.

Sua história começa com a proximidade da Exposição Universal de 1900, quando a empresa Paris-Lyon-Mediterranean (PLM) que explorava a estação e suas linhas, resolveu abrir o "Buffet de la Gare de Lyon", como era chamado à época.

Desde a sua inauguração em 07 de abril de 1901 por Emile Loubet, então Presidente da França, sua clientela incluiu famosos como Coco Chanel, Brigitte Bardot, Jean Cocteau, Salvador Dali e Jean Gabin e foi imortalizado no longa-metragem "Nikita", de Luc Besson e sua popularidade continua em alta: cerca de 500 clientes são servidos todos os dias.

Em suas paredes e tetos estão representadas as paisagens percorridas pelos trens da rede PLM - e seu piso em parquet encerado, painéis de madeira, a pátina do tempo, parede de assentos estofados em couro, toalhas de mesa brancas e logotipo louça.

Apenas em 1963 que o local foi rebatizado como "Le Train Bleu", em homenagem ao celebrado serviço oferecido na linha "Paris-Ventimiglia" e em suas paredes e tetos ainda permanecem as representações das paisagens percorridas pelos trens da rede PLM, assim como o seu piso em parquet encerado, painéis de boiserie, assentos estofados em couro, toalhas de mesa brancas e porcelana com sua marca.

Acesse o menu clicando no link abaixo:
www.le-train-bleu.com/maj/pdf/Menu_interieur_TB_sept_14.pdf

Place Louis Armand
Gare de Lyon, 1er étage
12ème arrondissement
Telefone: 01 44 75 76 76
www.le-train-bleu.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.