segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Architecture en Uniforme - a arquitetura da Segunda Guerra



Em cartaz até o dia 8 de setembro, a exposição "Architecture en Uniforme" explica que como que a Segunda Guerra Mundial revolucionou a arquitetura do Século XX ao enfraquecer as bases da civilização através da destruição massiva de suas obras anteriores.

Para cada país envolvido no conflito, a arquitetura se torna tão importante quanto a indústria ou o armamento e, por essa razão a Cité de l'Architecture et du Patrimoine retrata esta fase de transição dolorosa mas muito fecunda, preenchendo deste modo uma lacuna histórica.

De fato, nunca uma quantidade tão vasta de documentos esteve à disposição do público: filmes, cartazes, mapas e arquivos dão ritmo a uma visita bem variada e muito surpreendente.

Uma galeria de retratos detalha a contribuição dos quarenta arquitetos mais representativos, do nazista Albert Speer, que projetou a Chancelaria do Reich em 1938 - destruída durante a guerra -, a Le Corbusier e seus abrigos em troncos e também há farto material do americano Albert Kahn, que desenhou usinas em todo o seu país natal, como a Chrysler Tank Arsenal em Detroit.

Depois o interesse é focalizado na renovação das cidades e assim descobrimos projetos adaptados às exigências da emergência e da reconstrução, realizados principalmente a partir de materiais de guerra reciclados, como o fez o americano Buckminster Fuller.

Ou seja, um mergulho espantoso em uma época dividida entre suas pulsões de morte e sua luta para a sobrevivência.

Cité de l'Architecture et du Patrimoine
1, Place du Trocadéro,
16ème arrondissement
Telefone: 01 58 51 52 00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.