terça-feira, 16 de setembro de 2014

Ducasse decreta: menos carnes vermelhas em seus menus

O chef Alain Ducasse, que reabre em setembro seu restaurante no Plaza Athénée

Um dos grandes nomes da gastronomia francesa, o Chef Alain Ducasse reabriu, segunda-feira passada (8), seu restaurante no hotel Plaza Athénée, em Paris – o hotel ficou fechado para passar por uma grande reforma e tem sido reaberto gradualmente desde agosto.

Além da reforma física, o Alain Ducasse au Plaza Athénée, conhecido pelo luxo (que será mantido), terá uma pequena revolução no cardápio.

Ducasse, cozinheiro que mais tem estrelas "Michelin" no planeta – sendo três delas para o restaurante do Plaza Athénée –, priorizou ingredientes orgânicos em seu novo menu.

Nessa toada, que valoriza o que ele chamou de "naturalité", a carne vermelha perdeu espaço considerável. Ainda haverá pratos com ela, mas os preparos básicos e as estrelas do cardápio, agora, serão "peixes, cereais e vegetais, apresentados de forma excepcional", nas palavras do Chef à agência France Presse.

"É uma nova expressão da alta cozinha francesa contemporânea", disse. "O planeta tem recursos cada vez mais raros, então temos que consumi-los de forma mais ética e justa".

O Chef também se disse em uma cruzada obsessiva para "eliminar o açúcar".

Segundo Ducasse, quanto mais "humildes" os ingredientes, mais complexo é o trabalho com eles. Citando uma sardinha que estará no menu, ele afirmou considerar o prato "15% sardinha e 85% trabalho".

Entre os destaques do novo menu estão arroz negro com mariscos, lula e polvo, e peixe com trigo no tagine.

Os preços, vale dizer, não passaram por nenhuma revolução: o menu deve custar € 380, sem bebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.