terça-feira, 30 de setembro de 2014

Le Mont Saint-Michel



No fim de semana passado fui - novamente - passear com os cães no Mont Saint-Michel, que fica na Normandia, no Departamento da Mancha, à foz do Rio Couesnon, onde se forma seu estuário e vou aproveitar para contar mais uma vez a sua história.

É uma ilhota rochosa, na qual foi construída, no ano 708 uma abadia em homenagem ao Arcanjo São Miguel e seu antigo nome em latim era Monte Saint-Michel em Perigo do Mar, na forma original, Mons Sancti Michaeli in Periculo Mari.

No Século X monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi sendo formada no seu entorno e muitos de seus prédios e habitações são, a título
individual, classificados como monumentos históricos franceses.

Este mosteiro, fortificado no século XIII, tornou-se inexpugnável e mesmo durante a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, resistiu a todas as tentativas inglesas de tomá-lo.

Desta forma o Mont Saint-Michel é um dos símbolos da identidade nacional e é o ponto turístico mais frequentado da Normandia e um dos primeiros da França, com cerca de 3.200.000 visitantes por ano.

Uma estátua do Arcanjo São Miguel foi colocada no topo da torre da igreja, a mais de 170 metros de altura e o monte era ligado ao continente através de um istmo natural que era coberto pelas marés altas.

Infelizmente, ao longo dos séculos a planície alagável em torno foi sendo drenada para criação de pastagens, reduzindo a distância do rochedo à terra, e o rio Cousenon foi canalizado, diminuindo seu aporte de água e acelerando o assoreamento da baía.

Em 1879 o istmo foi reforçado e tornou-se uma passagem seca perene mas, em 2006 o governo francês anunciou um projeto para tornar novamente o monte uma ilha com a construção de barragens, o que deverá ocorrer até o final de 2015.

Na cidadela medieval do Mont Saint-Michel está o restaurante La Mère Poulard (que também abriga um hotel de 27 quartos, mas não nunca fiquei hospedado lá), que oferece a tradicional cozinha regional normanda, ao estilo caseiro.

Entre suas famosas receitas estão a omelete baveuse, o carneiro dos pastos próximos ao Monte Saint-Michel, a lagosta da Bretanha, peixes e mariscos da própria baía ao redor do monte e muitas sobremesas com tempero local: manteiga.

A minha favorita é a omelete de lagosta com salada verde - na foto mais abaixo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.