segunda-feira, 9 de julho de 2012

A sede da UNESCO revisitada

Se você gosta de história, arquitetura e de arte, não deixe de visitar a sede da UNESCO, que é considerado como o edifício mais internacional de Paris e cuja construção mobilizou os grandes arquitetos e artistas do pós-guerra.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi constituída ao final de 1945, sobre as cinzas da Segunda Guerra Mundial, a partir do princípio que "se as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser erguidas as defesas da paz".

Contando hoje com 195 Estados Membros e 8 Estados Associados, o seu objetivo é o de contribuir para a paz e segurança no mundo através da educação, da ciência, da cultura e da comunicação e acredito que a escolha de Paris, feita em 1946, foi acertada por conta de sua tradição nestas quatro áreas.

Após uma breve passagem pela Avenue Kléber, a sede é instalada frente ao Champ-de-Mars e à Tour Eiffel, na Place de Fontenoy e seu edifício sede acabou sendo construído em 1958.

O complexo, projetado pelos arquitetos Marcel Breuer, Bernard Zehrfuss e Pier Luigi Nerv e constituem um exemplo da arquitetura contemporânea em Paris e é composto por quatro construções.

O primeiro edifício trás um marcante plano em "Y", que promove uma laje que se curva, proporcionando mais janelas aos escritórios e uma leveza: nos seus jardins e corredores encontramos muitas obras de arte de artistas como Miró, Picasso, Giacometti, Erik Reitzel e Calder e nos seus oito andares estão abrigados 800 escritórios do secretariado, uma biblioteca, coleções filatélicas e numismáticas.

O segundo edifício, com formato “em acordeão”, abriga a grande sala onde são realizadas as sessões plenárias da Assembleia Geral e seu terceiro edifício, em forma de “cubo”, abriga cinco andares com escritórios.

Já seu quarto edifício tem dois andares com escritórios no subsolo iluminados por uma série de seis pequenos pátios e seu conjunto dá para uma esplanada com uma linda relva verde e uma escultura de Henry Moore, a “Silhueta em Repouso”.

Em 1995, para celebrar os seus 50 anos, o arquiteto japonês Tadao Ando concebeu o Espaço da Meditação : uma torre cilíndrica com o solo revestido com granito vindo de Hiroshima e bem próximo fica o Jardim da Paz, criado por Isamu Noguchi.

Todas essas obras podem ser vistas pelo público mas, por óbvias razões de segurança, a entrada não é franqueada e as visitas guiadas gratuitas, têm que ser solicitadas e agendadas antecipadamente.

UNESCO
7, Place de Fontenoy, 7ème arrondissement
Telefone: 01.45.68.00.00
Pedidos de visitação através do e-mail: visites@unesco.org
Horários de visitação: segunda a sexta, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00
www.unesco.org









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.