segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Musée de la Vie Romantique de Paris

Instalado ao fundo de um pequeno impasse no início da Rue Chaptal – ao número 16 – no 9ème arrondissement, este museu nos mostra como era o ambiente frequentado pela nata da sociedade da capital francesa no século XIX.

Outrora propriedade do pintor Ary Scheffer, este hôtel particulier tem na sua frente um pequeno pátio com jardins de rosas onde Frédéric Chopin gostava de descansar, árvores majestosas e ainda uma estufa.

Todas as sextas-feiras Scheffer recebia o Tout-Paris, fazendo de sua casa um reduto de artistas, poetas, escritores e burgueses: Lamartine, Liszt, Ingres, Rossini, Dickens, Delacroix e Géricault, Chopin e George Sand.

Nas coleções permanentes há uma expressiva memorabilia de George Sand (pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin), uma das mais importantes escritores do romantismo, incluindo retratos de família, jóias e objetos entre os quais a delicada mão esquerda de Chopin e ainda suas próprias e raras aquarelas, as "dendrites".

O segundo andar oferece uma série de telas românticas, esculturas e objetos de arte, como pinturas do próprio Scheffer que incluem retratos de Pauline Viardot, da Rainha Marie-Amélie, Princesse de Joinville, da Princesse Marie d'Orléans, bem como óleos de Giaour (após Lord Byron), Faust e Marguerite, e Effie e Jeanie Deans segundo O Coração de Midlothian, de Walter Scott.

Entre as obras de seus contemporâneos há pinturas de François Bouchot (a retrato de Maria Malibran), François Debon, Charles Durupt, Louis Hersent, Redouté e Camille Roqueplan e esculturas de Barre, Théophile Bra, Auguste Clésinger, Dantan, David d'Angers, Jean-Jacques Feuchère, François-Désiré Froment-Meurice e James Pradier e ainda vários retratos e materiais ligados ao famoso estudioso e escritor Ernest Renan, que havia se casado com sobrinha de Ary Scheffer.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.