sexta-feira, 11 de maio de 2012

Les Arts Décoratifs e seus 130 anos

Les Arts Décoratifs festeja 130 anos e sua presidente, Hélène David-Weill, o descreve espirituosamente como uma colméia fervilhante.

Uma “colméia” que incentiva o diálogo entre a indústria e a cultura, a criação e a produção e que foi criada no rastro das famosas exposições universais por colecionadores, mecenas e profissionais preocupados com a valorização das belas artes.

Essa curta descrição ilustrar de forma precisa a vida intensa que reina nessa ala do Louvre, com entrada em separado pelo número 107 da Rue de Rivoli, no 1er arrondissement e que, como organismo privado reconhecido como sendo de utilidade pública, se beneficia do fundamental apoio do Estado Francês e cada exposição, restauração ou aquisição são financiadas por verbas públicas e privadas.

Desde sua fundação, em 1882, constituiu uma coleção única de objetos de arte, da moda e da publicidade e que hoje somam mais de 700.000 peças que são testemunhas destas áreas desde a Idade Média até os nossos dias.

Suas coleções são expostas em “salas de cronologia“ onde são pedagogicamente apresentadas ao longo de uma linha do tempo, sua biblioteca está equipada com as mais novas tecnologias, seus ateliers de restauração estão à pleno vapor, seus laços com as universidades foram reforçados, o círculo de seus mecenas foram aumentados.

Les Arts Décoratifs conta com um ativo de mais de 60 exposições, cerca de quarenta livros publicados, 13.000 peças adquiridas e mais de 2 milhões de visitantes, Les Arts Déco figura em quarto lugar entre os museus mais visitados da França – um enorme sucesso para um museu que reabriu há cinco anos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.