segunda-feira, 9 de abril de 2012

Hermès, a marca da excelência

Os ateliers da Hermès ficam ao norte de Paris, logo após o Boulevard Périphérique, em Pantin e é lá que homens e mulheres talentosos e apaixonados por seu ofício dão vida aos melhores e mais exclusivos acessórios em couro de todo o mundo.

O mais novo deles é a Toolbox, a mais nova bolsa da marca e “prima” da mítica Kelly, que é produzida a partir das partes mais belas e delicadas do couro e é trazidas à vida por profissionais que estão há anos neste ofício de carinho, cuidado e detalhe.

Com a ajuda de uma faca especial para cortar o couro e de um gabarito, o cortador se concentra dar luz à Toolbox numa sala onde a luz do dia é delicadamente filtrada, com linhas puras e de branco imaculado – a estética do lugar mais parece um museu contemporâneo que uma fábrica.

Pierre-Alexis Dumas, Diretor Artístico da Hermès costuma dizer a fábrica da marca é um reduto de um “artesanato à antiga”, onde a excelência é uma filosofia e que conta com gente de verdade que pode ser dar ao luxo de ter o tempo como seu aliado e que apesar de contar com cerca de trezentos artesãos ao todo, apenas cerca de trinta artesãos fabricam uma bolsa desde a primeira até a última etapa.

Estas etapas começam a partir do corte onde, no imenso estoque de couro, cada pele é minuciosamente selecionada pelo cortador, que trabalha pelo olhar e pelo toque.

Para uma Toolbox, ele avalia uma pele de crocodilo Nilitcus sem defeito e ultra-maleável, de cor sanguínea e e empunhando sua ferramenta de corte, ele começa o recorte da peça com gestos seguros: um após o outro, como num quebra-cabeça, os elementos da bolsa se ordenam em cima da mesa e, ao final da a pele de crocodilo parece uma renda abstrata que é chamado de esqueleto da peça.

Depois junta-se o forro e os bolsos interiores, aí a pele com suas dobras triplas e duplas para o fundo da bolsa, os seus compartimentos e a moldagem e a montagem das alças – tudo isso com costuras feitas à mão, naturalmente – e, uma vez montadas a frente, as costas e o lado, a Toolbox encontra a sua forma.

A montagem dos acabamentos é um momento crítico, a mínima falha pode estragar a bolsa, mas a experiência e o cuidado até os últimos detalhes, como o cadeado cintado e o seu sininho para esconder a chave entregam mais uma peça Hermès em todos os sentidos.

Peça que estará em breve no braço de uma feliz cliente e por muito tempo.









Um comentário:

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.