domingo, 8 de abril de 2012

Ovos Fabergé e a Páscoa

A Páscoa é considerada a celebração mais alegre da fé ortodoxa na Rússia, e nada é tão marcante como os famosos ovos russos da joalheria de alto luxo, a Fabergé.

O primeiro ovo foi criado por seus ourives em 1885, como um presente do Czar Alexandre III para a esposa Maria Feodorovna. O ovo lembrava aquelas bonequinhas russas Matrioska, que são colocadas umas por dentro das outras, da maior até a menor. Por fora do ovo havia uma cobertura de ouro e por dentro, havia uma galinha, que por sua vez continha um pingente de rubi e uma réplica em diamante da coroa imperial.

Depois, apenas 50 ovos imperiais foram produzidos fazendo a história da marca, que entrou em decadência e ficou sumida por décadas, e seus ovos se tornaram objetos de cobiça por colecionadores em todo o mundo. Em 2009, a marca foi relançada, ganhando espaço com jóias caríssimas que misturam ouro, prata, cobre, níquel, paládio e platina e pedras preciosas como ágata, diamante, jade, quartzo e rubi, formando diversas combinações de cores.

Para celebrar a Páscoa 2012, a marca promoveu a ‘The Big Egg Hunt’, um evento de caça ao ovo em Londres, Inglaterra. Mais de 200 ovos, cada um em torno de 2 metros de altura foram decorados por designers, como Diane Von Furstenberg, e espalhados pela cidade.

Cada ovo tinha um código, onde cada participante poderia enviar via SMS (mensagem de texto) e receber o direito de uma inscrição para concorrer ao prêmio. Cada SMS com um custo, onde o lucro líquido será doado para duas instituições de caridade.

O grande prêmio é o ‘Diamond Jubilee Egg’, um ovo jóia em 500 gramas de ouro rosa desenhado em matelassé, com diamantes, esmeraldas, rubis e safiras, um total de 60 pedras, uma representando cada ano do reinado de Elizabeth II. O ovo, no valor de £ 100.000, está exposto na Harrods em Knightsbridge, até hoje, domingo de Páscoa.

Hoje, além de Londres, a joalheria tem boutiques em Genebra, e Hong Kong, e a próxima novidade será a loja de Nova York, que abre as portas no mês que vem - infelizmente Paris ainda vai esperar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.