sábado, 4 de maio de 2013

Sainte Geneviève, padroeira de Paris




Sempre escrevo vendo a Pont de la Tournelle onde há uma escultura em homenagem à Sainte Geneviève, virgem, santa católlica e padroeira de Paris que nasceu em Nanterre em 423 e morreu na capital francesa em 512 (ou 502, dependendo da fonte) e sua data é comemorada em 3 de janeiro.

De pai franco e mãe galo-romana, dedicou-se desde os seis anos de idade ao serviço divino e logo despertou a atenção de Germain d'Auxerre e de Loup de Troyes (depois foram ambos santificados) que, ao passarem por Nanterre em 429 e, segundo a história, em 451, graças a sua "força de caráter", Sainte Geneviève "convenceu os habitantes de Paris" a não entregar a cidade aos Hunos e "aplacou" a famosa ira de Átila com suas preces - embora haja uma versão onde ela teria informado aos invasores sobre uma epidemia de cólera na região.

Uma outra possibilidade era que ela, sabedora dos vínculos que Átila possuía com os francos - integrados ao estado romano -, imaginou que os hunos desejavam originalmente atacar os Visigodos na Aquitaine, não desejando assim perder tempo sitiando Paris.

Essa estátua de Sainte Geneviève foi realizada por Paul Landowski (Paris, 4 de junho de 1875 - Boulogne-Billancourt, 27 de março de 1961), escultor francês, de origem polonesa e que é muito conhecido no Brasil por ter feito os braços, as mãos e o rosto da estátua do Cristo Redentor, no alto do Corcovado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.