sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Chez René revisitado e sua grande coincidência




Em julho de 2009 fui à Amsterdam para visitar uma exposição de Rembrandt a fim de comprar sua licença para o Jornal do Brasil - onde trabalhava à época - e levá-la para cidades do Brasil e, na volta, ficaria 16 dias na França, divididos entre Paris e Strasbourg e um grande amigo, Reinaldo Paes Barreto - verdadeiro gentleman e gourmet de primeira - me fez uma pequena lista com recomendações de restaurantes de culinária francesa tradicional, de terroir.

Encabeçava a lista o Chez René (que na ocasião também fora recomendado pelo Claude Troisgros), no 5ème, e que tem na na culinária lyonnaise o seu ponto forte com destaque para as carnes e, desde sua inauguração em 1957 se tornou um "patrimônio" do bairro, atraindo o respeito dos parisienses que apreciam a boa e farta mesa incluindo o falecido Presidente François Mitterand e que, segundo o Le Figaro, serve a melhor mousse au chocolat da Cidade Luz.

E lá fomo, num belo dia de céu azul claríssimo, ao Chez René para almoçar e, uma vez instalados em sua simpática varanda (era verão), comecei a reparar nos prédios em volta e comentei com minha mulher que, quando havia morado em Paris quando criança, esse quartier não era bem cuidado e que me surpreendi como estava bacana.

Apenas mês depois, em meados de agosto de 2009, chego em casa e conto duas novidades para minha mulher: a primeira é que deixaria o Jornal do Brasil em dezembro, e a segunda é nos mudaríamos para Paris no dia 31 do mesmo mês.

Vejam a coincidência: em setembro conseguimos alugar o apartamento que queríamos (onde moramos até hoje): no quarteirão seguinte ao do restaurante.

Além da excelente cozinha, seus preçõs são honestíssimos e grandes porções - ontem jantei lá e o prato do dia que pedi, uma maravilhosa blanquette de veau, super bem servida que custou apenas 15 Euros - há manobristas e animais são admitidos.

14, Boulevard Saint Germain
5ème arrondissement
Telefone: 01 43 54 30 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.