quarta-feira, 8 de maio de 2013

8 de maio: dia de comemoração!



Como sempre lembro, na data de hoje, dia 8 de maio comemoram-se duas importantes datas: a primeira é o aniversário do colunista, que hoje faz 48 anos e a segunda data é o Dia da Vitória na Europa (V-E Day), que marca a rendição formal da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa, particularmente em Trafalgar Square e no Palácio de Buckingham, onde de sua varanda o Rei George VI e a Rainha Elisabeth I, então acompanhados pelo primeiro-ministro, Winston Churchill, saudaram a população.

As Princesa Elisabeth (futura Rainha Elisabeth II) e a sua irmã, a Princesa Margareth, foram autorizadas a juntar-se à festa, anônimas entre o povo de Londres e, nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman - que celebrava 61 anos nesse mesmo dia - dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt, que morrera há menos de um mês, em 12 de abril de 1945.

O cronograma da rendição foi o seguinte:
  • no dia 7 de maio de 1945, às 02h41, o ato de rendição alemã foi assinada em Reims
  • no dia 8 de maio de 1945, às 15h00, a notícia foi oficialmente comunicada
  • no dia 8 de maio de 1945, a partir das 23h01 todos os combates deveriam cessar
  • no dia 9 de maio, entre 00h00 e 16h00, a capitulação foi assinada em Berlim
Uma curiosidade: os Aliados haviam acordado que o dia 9 de maio de 1945 seria o dia da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações para o dia 8.

Contudo a União Soviética manteve as celebrações para a data combinada (9), sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de maio.

Já vitória aliada sobre o Japão no teatro de operações do Pacífico é celebrada no dia 15 de agosto de 1945 (V-J Day).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.