segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Airbus da Air France na rota Rio-Paris: mais um incidente


Airbus A-330 da Air France

Segundo informações de passageiros, um avião Airbus A-330 da Air France que realizava o vôo AF445 (como foi renomeado o AF 447 após o acidente com o mesmo tipo de aparelho) teve que arremeter com violência quando se preparava para pousar ontem (30) pela manhã no Aeroporto Charles de Gaulle em Paris, abortando sua aterrissagem a apenas 200m do solo.

O Comandante de Bordo disse apenas que por motivos técnicos teve que abortar o pouso, antes previsto para às 11h22 e que só ocorreu às 12h01- fora esta declaração aos passageiros, nenhuma nota de esclarecimento foi emitida pela empresa.

Relembrando outros casos recentes com aparelhos semelhantes, além do acidente fatal com do vôo AF 447 na noite de 31 de maio de 2009.

Na noite de 15/11, um outro Airbus A-330 da Air France que realizava o mesmo vôo AF445, teve que fazer um pouso forçado em Casablanca, no Marrocos e, segundo a companhia, o motor do avião apresentou problemas técnicos, sendo obrigado a desviar sua rota e fazer um pouso no Aeroporto de Casablanca, onde aterrissou em segurança com 201 passageiros, às 08h51 no horário local.

Este mesmo tipo de avião foi vítima de dois outros incidentes em rota para o Brasil pela TAM, o mais recente foi em outubro passado, quando um Airbus A-330 da TAM com 201 passageiros e que fazia o voo JJ-8055, de Paris para o Rio, teve de dar meia-volta e regressar ao Aeroporto Charles De Gaulle também por problemas técnicos em um dos motores, pousando apenas 17 minutos após a decolagem.

Em 24 de janeiro, outro Airbus A-330 da TAM com 160 passageiros a bordo e que fazia a mesma rota e vôo, o JJ-8055, de Paris para o Rio, teve que retornar ao aeroporto da capital francesa pouco mais de uma hora após a decolagem e, antes de poder aterrissar em segurança, a aeronave teve que efetuar diversas voltas sobre o Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, para liberar o querosene de seus tanques, sendo que nesta ocasião, a TAM não explicou qual foi o problema apresentado pelo motor.

No dia 26 de setembro, quando no vôo JJ-8078, do Rio para Nova York, o trem de pouso dianteiro teria apresentado indicações de problemas na aproximação para aterrissagem, deixando seus 190 passageiros em pânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.